-
Arquitetos: Zaixing Architectural Design
- Área: 540 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:SHANJIAN Photography Studio, Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. Anshi, em Yibin, Sichuan, é uma vila comum e fica localizada atrás da Montanha Nianpan. As aldeias são conectadas por muitas ruas, campos e lagos dispersos, além de diferentes tipos de casas e árvores. É uma área de floresta típica do oeste de Sichuan. O Pátio Zunsheng está localizado na área central da vila Anshi. Fica de frente para os campos escalonados a leste e é adjacente a uma densa floresta de bambu. Juntos, esses elementos constituem uma imagem pacífica da paisagem das terras agrícolas e dos edifícios da aldeia. Originalmente, havia três casas de fazenda com diferentes orientações. O projeto enfrentou três desafios: como integrar os três edifícios existentes, como responder ao limite curvo do terreno formado por terraços e estradas rurais e como equilibrar as necessidades funcionais atuais com as futuras necessidades de vida dos agricultores. Com base em uma profunda compreensão da textura rural e das condições de vida, o reparo e a recriação do pequeno pátio foram concluídos por meio de demolição parcial, reforma e ampliação, e esse método de renovação tomou emprestado o conceito de artesanato tradicional de "porcelana de cúrio".
Um telhado curvo de telha cinza se desdobra lentamente ao longo do terreno e da estrada rural, conectando as duas casas originais em um todo contínuo após a demolição parcial do abrigo de lenha. O volume integrado não apenas completa a separação da relação de elevação da estrada para o interior do terreno, mas também forma a transição da interface da paisagem agrícola para a comunidade de construção. Comparado com o teto original, o novo teto curvo é levemente elevado, o que não apenas o faz parecer mais leve, mas também permite que a luz penetre no interior através do vão entre o beiral e a parede.
A ligação entre as duas propriedades rurais é utilizada como entrada para o novo edifício. Ao mesmo tempo, os antigos pilares de pedra originais são preservados, acolhendo a chegada de novos moradores e remetendo à memória do lugar. O novo sistema de portas e janelas adota portas com ripados de madeira, o que dá ao edifício uma sensação de transparência. Entrando pela frente, encontram-se o hall da escola e a sala de exposições nos lados esquerdo e direito, enquanto alguns bambus no pequeno pátio circular nos fundos da casa levam as pessoas ao restaurante ao longe.
A extremidade sul do telhado curvo, como a primeira impressão do pátio Zunsheng voltado para a estrada da aldeia, é ligeiramente saliente, formando um espaço aberto sob o beiral com uma postura acolhedora e, juntamente com a fachada transparente, atrai pessoas para visitação.
Atrás do telhado curvo, um telhado levemente curvado de duas águas se desdobra suavemente, revelando o edifício original de três andares após a intervenção. A empena do pequeno edifício é quase perpendicular ao volume curvo e tem a melhor vista voltada para os campos agrícolas. Por conta disso, a empena também é aberta, permitindo que aqui as pessoas possam parar para ver os campos próximos e a serra ao longe. Comparado com o pequeno edifício original de volume relativamente rígido, o novo se destaca no entorno, combinado com a cobertura levemente curvada e formando uma relação mais flexível. O volume inferior de dois pavimentos é o mesmo da parte sob o telhado curvo e é pintado predominantemente de branco, enquanto a parte saliente do terceiro pavimento recebe tijolos cinza, formando um todo com o telhado de telha cinza. De longe, quando o volume de fundo branco ecoa outros edifícios recém-pintados da aldeia, a cabana cinzenta parece flutuar sobre ele, parecendo “olhar” os campos e a paisagem distante.
Comparado com projetos convencionais, o projeto e a renovação do pátio Zunsheng não só precisaram considerar as novas necessidades da vida rural, mas também tiveram de atender às futuras necessidades de vida dos agricultores. Durante o processo de projeto, os projetistas, operadores, gerentes e agricultores realizaram constantemente consultas multidisciplinares para formular conjuntamente estratégias de projeto e detalhes espaciais e implementar a estratégia de "revitalização rural". Os campos em terraços, as florestas de bambu, os agricultores, as paredes brancas e os azulejos cinzentos, assim como a combinação do antigo e do novo no espaço, são como a "porcelana de cúrio" da antiga tradição local. Ganhou uma nova vitalidade.